quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Arte Africana e dia da Consciência Negra

         Você sabe por que se comemora o dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro?
         Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

         Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.


          A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.


       Desta forma, a turma do 7* ano do ensino fundamental trabalhou as máscaras africanas durante algumas aulas e expuseram sua arte no saguão da escola, em um painel grande de madeira. A atividade causou admiração por todos que ali passavam.



























mOsAiCoS

            Atividade trabalhada pelos educandos do 6* ano do ensino fundamental no conteúdo de mosaicos. 
      Mosaico ou arte musiva é palavra de origem alemã, embora a técnica seja antiquíssima. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plástico, areia, papel ou conchas), formando determinado mosaico. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.









Oficina de Arte Circense

        Nesta oficina, os educandos foram orientados a formar o círculo. Quem estiver no centro conduz o arremesso da ripa de madeira. Àqueles ao redor devem apenas observar sua vez de agarrar com o mínimo de esforço. Também orientou-se a deslocar-se antes do colega para poder pegar, mas em momento de pura certeza de conseguir tal feito. Cada vez que alguém agarrar, deve este ficar no centro para conduzir os arremessos.





Esculturas

         Esculturas são divididas em: de relevo, livre em pé, cinéticas e de samblagem, sendo estas as mais tradicionais. Os educandos do 8* ano do turno vespertino usaram da criatividade para planejar e desenvolver suas obras durante as aulas, sendo que algumas ganharam destaque.











OP ART

               Conteúdo de OP ART sendo trabalhado por educandos do 1* ano E.M. dos turnos matutino e vespertino. 
               OP ART são trabalhos artísticos que causam ilusão de óptica na visão do telespectador. Algumas imagens causam tanto impacto que provocam tontura e mal-estar, pela confusão causada na retina. Vasarely e Briget Riley são os artistas mais conhecidos neste tipo de trabalho.